Atas
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ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 06/10/2012

 

Aos seis dias do mês de outubro de dois mil e doze, às dez horas, na sala de reuniões da CEPERV (Sala do PROMIMP), CIDEC-Sul, FURG, conforme Convocação do Presidente Eduardo Carvalho Pereira, enviada via e-mail, os membros da CEPERV reuniram-se extraordinariamente, para deliberar sobre a pauta única, o documento datado de 05/10/2012 encaminhado pela Coordenação de Campanha da Chapa 2 contestando o conteúdo do Comunicado 19, intitulado Nota Pública (de 04/10/2012), e solicitando que esta Comissão garanta o direito ao contraditório, ouça as pessoas envolvidas, analise os argumentos apresentados e, entendendo pertinente, se posicione novamente sobre os fatos relatados. Presentes da CPERV: Eduardo de Carvalho Pereira (Presidente), Elmo Swoboda, Antonia Provintina, Neusa Maria Araújo dos Santos e Regina Helena da Silva Bueno. Ausências Justificadas: Jairo Coelho, Douglas B. Rodrigues, Gabriela B. dos Santos, Claudir A. da Silva Junior, Tiaraju A. de Freitas, Karen Eidelwein e Normélia Parise. Requerentes presentes: Coordenador de Campanha da Chapa 2, Prof. Vanderlei Borba, Represente da Chapa 2 junto à Comissão Especial, Prof. Humberto de Camargo Piccoli, e os acompanhantes dos requerentes, envolvidos no fato que gerou o Comunicado 19: Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Mozart T. Martins Filho, Jaci Alfredo Carvalho Alves, Jorge Leandro Miranda Rocha, Carlos Wanderley da Silva Barros. Após a abertura da reunião, foi lido o oficio em questão, e posteriormente foi dada a palavra ao Representante da Chapa 2, Prof. Piccoli, que argumentou sua indignação com relação ao Comunicado ventilado no site, e o prejuízo causado aos membros da Chapa 2, por serem considerados infratores, sem ter sido oportunizado o preceito constitucional de ampla defesa e do contraditório. O representante da Chapa 2 reinvidica de que seja emitido um manifesto de imediato registrando o equívoco com relação ao manifesto publicado no site da FURG/CEPERV. Prof. Vanderlei Borba em nome da Coordenação de Campanha da Chapa 2, reforça sua preocupação com o fato veiculado e com respeito aos demais colegas e questiona qual foi o documento que serviu de base para a denúncia. O Presidente esclarece que foi através de e-mail enviado à CEPERV, tendo sido disponibilizado no computador da Sala de reunião da Comissão a fotografia que gerou a denúncia. Prof. Piccoli reforça que tem plena confiança na idoneidade dos membros da CEPERV bem como nos profissionais que estão envolvidos na questão. Prof. Vanderlei Borba questiona o porque da CEPERV não ter formalizado a denúncia aos envolvidos dando-lhes oportunidade de palavra para que os fatos fossem esclarecidos. Após debate, passou-se aos depoimentos dos presentes que presenciaram o ocorrido: 1º. Depoimento – Jaci Alfredo Carvalho Alves, alega que, como se pode verificar na foto, o veículo utilizado para transportar o material de campanha da Chapa 2 foi o seu próprio (carro escuro que aparece em primeiro plano de porta aberta e com uma embalagem com faixas encostada em sua lateral) e que o acompanhava na tarefa um seu amigo pessoal, Jorge Leandro, funcionário terceirizado que não estava em horário de serviço nesta Instituição, tanto que estava sem uniforme (de camisa branca). Jaci alega também que a colocação de faixas teve início a partir da guarita e que inclusive recolocou uma faixa da Chapa 1 que estava caída no chão. A seguir Jorge Leandro Miranda Rocha, que trabalha em empresa terceirizada junto a Furg, confirmou estar em horário de folga na Instituição, que só iniciaria seu turno à noite e que apenas estava prestando um favor ao amigo, disse que, como não faz parte de nenhum segmento da FURG, se considera neutro dentro do processo da pesquisa. Diz que costuma ter bom relacionamento com todos, tanto é verdade que no domingo, o Prof. Dario de Araújo Lima, que esqueceu de pegar o material no pavilhão onde trabalha, solicitou ao depoente, que se encontrava em horário de serviço na Instituição, para que abrisse a porta do prédio onde o Prof. Dario tem seu material de trabalho. Como o referido profissional conhece o pessoal da Universidade abriu a porta sem nenhum problema. Teve seguimento os apartes com Carlos Wanderley da Silva Barros, que disse que estava com o caminhão da FURG transportando móveis de um depósito na Av. Itália para o C3 (obra nova) e como viajaria a serviço da Universidade e sua diária não havia sido disponibilizada, havia solicitado pela manhã uma ajuda financeira a Jaci, que lhe prometera atender seu pedido na parte da tarde. Ao sair do C3 após descarga do material, observando que o amigo e colega estava estacionado em frente ao Pav. 2, parou o caminhão sem estacioná-lo, na própria área destinada à circulação de vaículos, pois, o objetivo era apenas pegar o prometido (que seria reposto quando voltasse da viagem). Diz ainda que os dois profissionais terceirizados (Antonio e Marcos Bessa), que aparecem uniformizados na foto, fazem parte da sua equipe de trabalho e o estavam ajudando no transporte de móveis, vinham no veículo com ele e apenas desceram para cumprimentar o pessoal, pois, todos se conhecem. Reforça que neste momento o Professor Nelson Lopes Duarte Filho, diretor do C3, passa e olha, depois retorna perguntando se pode tirar uma foto do grupo, ato contínuo registra a cena em foto. A seguir a fala foi dada a Mozart T. Martins, Pró-Reitor de Planejamento e Administração, que relata que foi até a sala do Prof. Nelson, após ter marcado por telefone para tratar sobre as estruturas físicas do C3, e que durante este deslocamento passou pelo estacionamento do Pav. 2, onde se encontravam Jaci e Jorge Leandro colocando faixas. Entrou no prédio e foi até a Sala do Prof. Nelson mas, encontrando-a fechada, retornou pelo mesmo caminho. Afirma que, ao voltar ao estacionamento, viu o caminhão, que antes não se encontrava naquele local, e o Prof. Nelson batendo uma foto, estranhou o fato, mas, não identificou nada de anormal. O Presidente, pondo a palavra à disposição, pergunta se algum dos presentes têm algo a acrescentar ou alguma dúvida por esclarecer, mas, como ninguém mais se manifestou agradeceu a presença dos depoentes acima citados que a seguir se retiraram, permanecendo o Representante da Chapa2 junto a CEPERV Prof. Humberto de C. Piccoli e pela Coordenação de Campanha da Chapa2, Prof. Vanderlei Borba. Retomando os trabalhos da reunião, o Prof. Elmo solicita a palavra e faz a leitura do Art. 11°, alínea ‘b’, do Anexo da Resolução 009/2012 do CONSUN: “À Comissão Especial compete: ... b) fiscalizar a observância das normas estabelecidas no processo de pesquisa de opinião, objeto destas Normas, e, em caso de infringência, oferecer denúncia ao CONSUN ...”. O Presidente, então, devido ao baixo quorum verificado na reunião, após discussão com seus pares, resolve não propor aos demais membros o debate sobre a elaboração ou não de posicionamento da Comissão à luz dos novos fatos relatados. Entretanto, em função da urgência da situação, decide, como Presidente da CEPERV, por assumir a emissão de uma “Nota Pública de Esclarecimento”, “ad referendum” ao pleno da Comissão, posicionando-se sobre o assunto que foi abordado nesta reunião, no sentido de garantir a transparência e a equidade deste processo de pesquisa de opinião. Nada mais a ser tratado, as 11h20, eu Regina Helena da Silva Bueno, 2ª. Secretária da CEPERV, lavro a presente ata, registrando as presenças em folha anexa. .x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.

 

Regina Helena da Silva Bueno

2ª Secretária da CEPERV

 
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ATA Nº 03

Aos dois dias do mês de agosto de dois mil e doze, na cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, às nove horas e trinta minutos, reuniram-se na sala do Prominp, do prédio CIDEC-SUL no Campus Carreiros, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, os membros da Comissão em reunião ordinária, que foram presididos por Eduardo Carvalho Pereira (TAE) e estiveram presentes os seguintes membros da Comissão: Valdenir Cardoso Aragão (CONSUN), Geralcy Carneiro da Silva (CONSUN -suplente), Regina Helena da Silva Bueno (CONSUN), Jairo Fernando de Lima Coelho (CONSUN- suplente),Claudir Antonio da Silva Junior (CONSUN), Gabriela Breintenbach dos Santos (CONSUN-suplente), Valeria Raquel Bertotti (Docente), Normélia Maria Parise (Docente), Tiaraju Alves de Freitas (Docente-suplente), Paulo Juarez Rieger (Docente), Elmo Swoboda (Docente-suplente), Eduardo Carvalho Pereira (TAE), Neusa Maria Araujo dos Santos (TAE-suplente), Everson da Silva Flores (TAE), Maria da Graça da Silva Amaral (TAE-suplente), Karin Christine Schwarzbold (TAE), Denise Gista Pinho (TAE-suplente), Antonia Provitina (ASIPFURG) e Enida Bais Macedo da Fontoura (ASIPFURG-suplente) Justificaram ausência na reunião, os seguintes membros: Karen Eidelwein (Docente –suplente). Sob direção do presidente a reunião teve início com a apresentação dos ausentes na reunião passada. Foi relatado que a página já se encontra disponível na internet (www.ceperv.furg.br). Com relação ao telefone, o técnico responsável pela instalação encontra-se em greve. Mozart (Pró-Reitor de Planejamento e administração) se comprometeu com Eduardo para conseguir um telefone celular. Valéria sugere que o primeiro comunicado, da instalação da Comissão, seja enviado via sistema pelo NTI. Valdenir sugere que pelo menos uma vez na semana apareça na página da FURG um pop-up sobre as eleições. Ficou acordado que o segundo comunicado seria uma conclamação para participação no processo de a pesquisa de opinião juntamente com o calendário das eleições e um terceiro comunicado esclarecendo sobre as inscrições (datas/locais/requerimento) e Valéria sugere que esteja disponível no máximo até o dia 07 (terça-feira), tendo em vista as inscrições ocorrerem dias 15 e 16. Eduardo e Everson explicam o logo, que foi aprovado. Devido ao pagamento de diárias ser vinculado ao Siape, ficou acertado que os membros discentes ficarão responsáveis por setoriais no Município. Será criado um modelo de requerimento para inscrição das chapas onde junto deverá constar os representantes das mesmas. O presidente e a Prof. Valéria sugerem que as reuniões ocorram nas terças-feiras, justificando que fica mais no início da semana, ficando acertado o horário das 9:30 enquanto a greve dos docentes

persistir. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião e foi por mim, Karin Christine Schwarzbold, lavrada a presente ata, assinada por todos os presentes acima nominados e referenciados, conforme lista de presença em anexo.

Rio Grande, 02 de agosto de 2012.

Eduardo Carvalho Pereira

Presidente

Karin Christine Schwarzbold

Secretária

(a via original encontra-se assinada)

 

 
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ATA Nº 02

Aos trinta dias do mês de julho de dois mil e doze, na cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, às nove horas, reuniram-se na sala do Prominp, do prédio CIDEC-SUL no Campus Carreiros, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, os membros da Comissão em reunião ordinária, que foram presididos por Eduardo Carvalho Pereira (TAE), e estiveram presentes os seguintes membros da Comissão: Geralcy Carneiro da Silva (CONSUN -suplente), Regina Helena da Silva Bueno (CONSUN), Jairo Fernando de Lima Coelho (CONSUN- suplente),Claudir Antonio da Silva Junior (CONSUN), Gabriela Breintenbach dos Santos (CONSUN-suplente), Valeria Raquel Bertotti (Docente), Tiaraju Alves de Freitas (Docente-suplente), Paulo Juarez Rieger (Docente), Elmo Swoboda (Docente-suplente), Eduardo Carvalho Pereira (TAE), Neusa Maria Araujo dos Santos (TAE-suplente), Everson da Silva Flores (TAE), Maria da Graça da Silva Amaral (TAE-suplente), Karin Christine Schwarzbold (TAE), Antonia Provitina (ASIPFURG) e Enida Bais Macedo da Fontoura (ASIPFURG-suplente) Justificaram ausência na reunião, os seguintes membros: Valdenir Cardoso Aragão (CONSUN), Karen Eidelwein (Docente –suplente), Normélia Maria Parise (Docente), Denise Giesta Pinho (TAE-suplente). Sob direção do presidente a reunião teve início com o esclarecimento de que após a reunião Eduardo e Karin passariam no NTI para verificar a questão do email, SEDOC e página na internet no domínio da FURG. Eduardo ressaltou a importância da leitura do calendário para a retirada de decisões. Surge a dúvida de como ficará os processos com o protocolo em greve, uma vez que é necessário os candidatos abrirem um. Valeria explicou que em reunião do CONSUN foi questionada a situação do calendário caso a greve seja estendida ficando esta situação sem apreciação. Tiaraju explicou que a APROFURG tem um calendário com os prazos máximos para escolha e submissão dos nomes ao Ministério da Educação. Foi realizada a apresentação dos presentes que não estavam na reunião passada. O presidente sugere a leitura das normas para pesquisa de opinião seguida de comentários. Sobre o artigo 2°, alínea c, Regina levantou a questão dos alunos de disciplinas suplementares, que não estão vinculados a cursos, portanto não estão regularmente matriculados como explicado anteriormente pelo presidente. Após discussão Valeria sugere que seja feita uma proposta para que no próximo processo essa expressão seja melhor definida. Tiaraju e Valeria pensaram em pedir a lista dos habilitados para votarem com uma semana de antecedência, Claudir lembrou que é feriado em 20 de setembro. Após leitura e comparação com o calendário Valeria afirma que doze de setembro é o prazo máximo para divulgação da lista de aptos a votarem, portanto, as mesmas devem ser solicitadas com pelo menos dois dias de antecedência. Foi feita a sugestão para que a próxima eleição seja via sistema. Decidiu-se por ser feito um modelo do documento para inscrição de chapa e disponibilizado na página. Divulgação na página da FURG. Foi apresentada a sugestão de se ter um ícone na página principal da Furg para a da CEPERV. Conforme calendário, vinte e três de agosto deverá ser a data da reunião com representantes das chapas para sorteio da ordem das mesmas. Deve ser reservada uma sala no CIDEC. Elmo sugeriu que em cada local das Comissões Setoriais tenha dois representantes da Comissão Especial. Valeria perguntou sobre o caso de um voto não ter a rubrica de dois membros da mesa receptora. O presidente esclareceu que será anulado esse voto. Discutiu-se a situação dos representantes discentes, que ainda não participam das reuniões. O vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto está tratando desse assunto pessoalmente. Ficou acordado que nas quintas-feiras, pela parte da tarde, serão realizadas as reuniões ordinárias, que terão no máximo duas horas de duração. Na próxima quinta, dois de agosto, extraordinariamente a reunião ocorrerá pela manhã, as nove e trinta. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião e foi por mim, Karin Christine Schwarzbold, lavrada a presente ata, assinada por todos os presentes acima nominados e referenciados, conforme lista de presença em anexo.

Rio Grande, 30 de julho de 2012.

Eduardo Carvalho Pereira

Presidente

Karin Christine Schwarzbold

Secretária

(a via original encontra-se assinada)

 
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ATA Nº 01

Aos vinte e sete dias do mês de julho de dois mil e doze, na cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, às quinze horas e trinta minutos, reuniram-se na sala do Prominp, do prédio CIDEC-SUL no Campus Carreiros, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, os membros da Comissão em reunião ordinária e estiveram presentes os seguintes membros da Comissão: Geralcy Carneiro da Silva (CONSUN -suplente), Regina Helena da Silva Bueno (CONSUN), Claudir Antonio da Silva Junior (CONSUN), Valeria Raquel Bertotti (Docente), Tiaraju Alves de Freitas (Docente-suplente), Elmo Swoboda (Docente-suplente), Eduardo Carvalho Pereira (TAE), Neusa Maria Araujo dos Santos (TAE-suplente), Everson da Silva Flores (TAE), Maria da Graça da Silva Amaral (TAE-suplente), Karin Christine Schwarzbold (TAE), Antonia Provitina (ASIPFURG) e Enida Bais Macedo da Fontoura (ASIPFURG-suplente) Justificaram ausência na reunião, os seguintes membros: Valdenir Cardoso Aragão (CONSUN), Karen Eidelwein (Docente –suplente), Normélia Maria Parise (Docente), Denise Giesta Pinho (TAE-suplente). Elmo iniciou a reunião perguntando se algum dos presentes já teve a experiência em alguma comissão anterior. Eduardo afirmou ter experiência em duas pesquisas. Tiaraju aproveitou para averiguar se alguém tinha experiência na confecção de atas, sendo eu, Karin, a única a manifestar afirmativamente. Após deu-se início as apresentações, onde cada membro informou seu nome e categoria representada. Logo a seguir Eduardo e Karin foram aclamados como presidente e secretária, respectivamente. Eduardo passou então a presidir a reunião. Neusa mostrou sua preocupação em ser suplente de Eduardo não podendo substitui-lo em caso de falta do mesmo na direção da Comissão. Foi esclarecido que ela não teria essa responsabilidade, sendo solicitada então a escolha de um vice-presidente e um segundo secretário. Foram aclamadas então, Valéria para vice-presidente e Regina para segunda secretária. Dando continuidade a reunião, Eduardo informou ser essa a primeira vez que a consulta se realizará em outras localidades, sendo necessário o conhecimento do local e a escolha de três representantes para formarem as Comissões Setoriais. Ficou a cargo de mim, Karin, fazer um memorando para a Progep solicitando o nome dos servidores que atuam nos Campus de Santo Antonio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Mostardas. Igualmente será solicitada a Prograd uma listagem dos dicentes das mesmas localidades. Karin lembrou a importância para ter acesso ao SEDOC e, assim, registrar no sistema toda a documentação originada pela comissão. Foi lembrado da criação da página, sendo então, encaminhado um documento para o NTI referente a essa demanda mais a liberação do SEDOC e também criação de um email específico da comissão. Foram definidos a presidência e secretariado como responsáveis pela chave da sala designada para a Comissão. Verificou-se que a mesma dispõe de ponto telefônico e de internet, de um computador e impressora (não instalados). Foi lembrado que antes da Comissão ser instalada, o Secretário Geral dos Conselhos, Jorge Bastos, já havia solicitado um telefone com liberação para ligações intermunicipais e um celular, o qual foi explicado não haver chip disponível na Proplad. Foi repassado um CD com toda a documentação gerada pela comissão anterior. Ficou acordado entre os participantes que todos os membros da comissão (titulares e suplentes) participariam ativamente das reuniões, cabendo aos titulares o voto, e ao presidente o voto de qualidade. A próxima reunião ocorrerá na segunda-feira (30 jul), às nove horas, neste local. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião e foi por mim, Karin Christine Schwarzbold, lavrada a presente ata, assinada por todos os presentes acima nominados e referenciados, conforme lista de presença em anexo.

Rio Grande, 27 de julho de 2012.

Eduardo Carvalho Pereira

Presidente

Karin Christine Schwarzbold

Secretária

(a via original encontra-se assinada)

 


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